segunda-feira, 8 de outubro de 2012

As árvores antigas no Brasil - os Baobás


Os baobás, embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras (Adansonia) são um gênero de árvore com oito espécies, nativas da ilha de Madagascar (o maior centro de diversidade, com seis espécies), do continente Africano e da Austrália (com uma espécie em cada).
 
 

No Brasil, em Pernambuco

Essas árvores concentram-se principalmente no estado de Pernambuco (onde há 16 catalogados).
No Recife, o baobá da Praça da República é uma possível fonte de inspiração de Saint Exupéry, quando por ali passou, ao escrever - O Pequeno Principe.
Na vila de Nossa Senhora do Ó, Ipojuca, há um Baobá com mais de 350 anos e 15 metros de circunferência. No Engenho Poço Comprido - Vicência há dois espécimes.

 
Quem chega a Porto de Galinhas, certamente, ouve comentários sobre o baobá gigante - uma árvore que se encontra no distrito de Nossa Senhora do Ó, a cerca de nove quilômetros do balneário.
Aqui, o vegetal tornou-se conhecido pela grossura de seu tronco que para abraçá-lo só com cerca de 20 pessoas.
O baobá foi plantado no local pelos escravos vindos da África e possui mais de 400 anos de existência.
A árvore é considerada sagrada pelos povos da África e da Oceania, pois é a "árvore da vida", podendo atingir até mil anos ou mais de existência.
 
O nome científico da planta é "Adasonia digitata" - uma gigantesca árvore da família das bombacáceas, muito disseminada nas savanas africanas; e é chamada de "árvore mãe", pois através dela consegue-se alimento, água, roupas, matéria-prima para construção de cabanas, cola, remédios, abrigo, colares e até doces para crianças. Um verdadeiro tesouro da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário